“We work in the dark - we do what we can - we give what we have. Our doubt is our passion, and our passion is our task. The rest is the madness of art.”
Henry James


Terror


O Terror (ou Horror), como gênero narrativo, visa causar um tipo de catarse um pouco diferente do que é visto em outros tipos de história. Ao invés do prazer, o terror busca incomodar. Assustar. Amedrontar. Perturbar. É um paradoxo que Nöel Carroll chamou de "paradoxo do horror": Como é possível que as pessoas sintam prazer em ser assustadas? Respostas à parte, o fato é que o Terror possui um apelo profundo entre os leitores e espectadores, algo quase primitivo. E talvez seja exatamente isso.

No site do Dínamo Studios, escrevo a coluna "Sarjeta do Terror", que fala sobre quadrinhos dentro desse gênero. Dicas de HQs, comentários sobre obras, contextos históricos e outros assuntos relacionados. Clique na imagem para acessar.


Também escrevi durante 4 anos a coluna "Madrugada Macabra", no blog Uarévaa, sobre o gênero de terror em geral. Acesse aqui.


Confira outras participações com o tema Terror.

Algures na Web

Postagens populares