Na Sarjeta - os quadrinhos e suas relações com o mundo



Ao longo de mais de um século de existência, a HQ como conhecemos conseguiu desenvolver relações com múltiplos aspectos do conhecimento humano. A intenção deste programa, que trata a HQ como uma forma de literatura peculiar e vigorosa, é fazer surgir as faíscas das relações, muitas vezes pouco óbvias, entre o discurso e o mundo, utilizando a metáfora da sarjeta, termo que no jargão dos quadrinhos designa o espaço em branco entre um quadrinho e outro, espaço só aparentemente vazio e suscetível de abarcar configurações plurais.

“Na Sarjeta” será uma série de bate papos, cada um abordando uma relação dos quadrinhos com outro aspecto do mundo e acontecerá durante 5 terças-feiras durante o ano, sempre às 19h na Livraria do Arco da Velha, em Caxias do Sul. Os bate papos contam com Anderson Silveira, Analista de relações internacionais; Marco de Menezes, Poeta e editor, Rafael Rodrigues, Filósofo e roteirista de quadrinhos; e Quim Dalberto, Roteirista de cinema e TV.

O primeiro dos bate papos acontece dia 29/07 e será sobre os Conflitos do Oriente Médio vistos pelos quadrinhos. A entrada franca.

1. Na Sarjeta: Conflitos do Oriente Médio nos quadrinhos
Dia 29/07, às 19h
Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570)
Próximos bate papos:
2. Agosto: Quadrinhos a 33 frames por segundo
3. Setembro: Evolução ética dos super-heróis
4. Outubro: Cibercultura, ficção e HQ
5. Novembro: Um olhar multifacetado sobre "Watchmen"